Parada Obrigatória: Cuide da sua Saúde Mental

Parada Obrigatória: Cuide da sua Saúde Mental

A Importância do Janeiro Branco

O mês de janeiro já apresenta uma simbologia significativa por remeter à ideia de confraternização mundial, sobretudo, no dia 01, considerado Dia da Paz Mundial. Na verdade, celebrar a paz é, também, uma forma de voltarmos os nossos olhares a uma questão importante: a saúde das pessoas.

Sabemos que, hoje em dia, além das doenças físicas, existem as comorbidades mentais e emocionais, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico, por exemplo, que interferem negativamente na qualidade de vida das pessoas. Assim, a campanha denominada janeiro branco visa conscientizar a população mundial quanto à importância de preservar a saúde mental.

Os caminhoneiros, mais especificamente, enfrentam jornadas de trabalhos exaustivas e, muitas vezes, perdem o convívio diário com as pessoas que amam. Por isso, eles são igualmente suscetíveis a ficarem com o emocional abalado. Dessa forma, a saúde mental na estrada é um tópico a se pensar.

Isso porque os motoristas que se cuidam, em mente e corpo, são mais produtivos, ficam mais tranquilos ao rodar pelas estradas e, inclusive, tornam-se mais atentos para evitar acidentes. Nessa perspectiva, é importante promover hábitos saudáveis entre os caminhoneiros para preservar o bem-estar desses profissionais tão fundamentais ao funcionamento da sociedade.

Então, se você deseja saber como manter a saúde mental na estrada, acompanhe a leitura que a Autoviva, Concessionária Iveco no Espírito Santo, preparou!

Cuidados com a Saúde Mental na Estrada

Rodar pelas estradas, muitas vezes, pode ser uma profissão solitária e cansativa. São muitas preocupações que circundam os caminhoneiros: segurança, qualidade das vias públicas, prazos de entrega, entre diversas outras questões.

Por tal fato, os motoristas encontram-se num constante estado de tensão, o que pode reverberar no bem-estar físico e emocional. Assim, sintomas como dores musculares e nas articulações, insônia, tristeza profunda e ansiedade podem acometer esses indivíduos e prejudicar a sua vivência diária.

Dessa forma, é importante que os caminhoneiros se mantenham saudáveis por meio de pequenos hábitos que fazem a diferença. Portanto, neste janeiro branco, inicie o ano com práticas de autocuidado. Saiba mais.

Tenha Noites Completas de Sono

O sono é responsável pela recuperação do nosso organismo. Os caminhoneiros em específico, comumente, têm suas noites de sono privadas em decorrência dos longos percursos. Por isso, é importante realizar um bom planejamento de rota para que seja possível descansar, no mínimo, seis horas por dia.

Consuma Alimentos Saudáveis 

A nossa saúde mental e física depende, também, dos alimentos que consumimos. Dê preferência aos carboidratos complexos, como aipim e batata doce, por exemplo, para fornecer energia em sua jornada de trabalho. Igualmente, opte por carnes mais magras, como peito de frango e filés de peixe, para ter uma boa regeneração muscular. É importante ingerir, além disso, frutas e verduras todos os dias. Não se esqueça, é claro, de beber muita água para se manter hidratado.

Faça Exercícios nos Horários Livres

O exercício físico nos permite ter mais disposição para enfrentarmos rotinas diárias. No entanto, sabemos que, geralmente, os caminhoneiros não têm acesso à academia para se exercitarem com regularidade. Por isso, é possível realizar atividades mais simples, como polichinelos e caminhadas leves nos horários de intervalo.

Vá ao Médico com Regularidade

No mês do janeiro branco, as discussões sobre a saúde populacional tornam-se mais relevantes, assim como em outros períodos, como no outubro rosa e no novembro azul, por exemplo. Porém, é imprescindível ter cuidado com a saúde mental e física durante o ano inteiro. Os motoristas já possuem uma rotina atarefada e sabemos que nem sempre é possível realizar consultas periodicamente. Por isso, você pode separar o seu mês de férias ou, até mesmo, uma época de maior folga para ir a um clínico geral e se submeter a um check up.

Mantenha-se em Contato com Amigos e Familiares

A sensação de solidão pode parecer inevitável para os motoristas, uma vez que, comumente, eles transitam sozinhos pelas estradas. Assim, os laços afetivos devem ser mantidos para que o motorista se sinta bem com o seu círculo de pessoas próximas. Com isso, pode-se, de certo modo, evitar a tristeza e o sentimento de isolamento constantes.

Invista na Terapia on-line

A terapia nos permite entender muitas questões que afetam a nossa saúde mental. Entretanto, os motoristas de caminhão quase nunca possuem tempo para consultas presenciais. Hoje, com a pandemia, as terapias on-line tornaram-se uma excelente alternativa. Procure um psicoterapeuta que atenda nessa modalidade e invista, então, na sua sanidade mental.

(H3) Cuide de Seu Veículo e de Sua Saúde Mental na Estrada

Além de todos esses hábitos de autocuidado, é importante, também, cuidar da saúde do seu veículo. De fato, o motorista que circula tranquilo com o seu caminhão torna-se menos propenso a desenvolver estresse de trabalho.

Dessa forma, invista em manutenções preventivas para que seu veículo esteja em perfeito estado de funcionamento. Assim, você, caminhoneiro, evitará tais preocupações, o que é benéfico à saúde mental na estrada.

Por isso, se você precisa de uma concessionária de confiança para realizar reparos e manutenções no seu automóvel, conte com a Autoviva, Concessionária Iveco no ES.

 

Leia Mais :

IVECO completa 24 anos no Brasil

Rede de Postos Siga em Parceria com Iveco: Promoção

Deixe um comentário