IVECO e Nikola inauguram fábrica de caminhões elétricos

IVECO e Nikola inauguram fábrica de caminhões elétricos

Iveco e Nikola l Conheça a mais nova Fábrica de Caminhões Elétricos em Ulm, na Alemanha

A fabricante IVECO, em união com a empresa NIKOLA, deu um grande passo na história do transporte em termos de sustentabilidade. Ambas as empresas desenvolveram uma estratégia genial de empreendimento em conjunto: uma união por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a própria identidade.

Esse marco na história teve início na cidade de Ulm, na Alemanha, onde foram inauguradas as mais novas instalações das fábricas de caminhões elétricos. A fábrica de caminhões será 100% automatizada e contará com um espaço de 50 mil metros quadrados, sendo 25 mil metros quadrados de área coberta construída.

A ideia da fabricante IVECO é realizar um processo de produção e montagem que envolve cerca de 1.000 caminhões elétricos por ano, aumentando progressivamente essa quantidade nos próximos anos.

Os primeiros modelos dos caminhões elétricos fabricados na Alemanha possuem uma meta de serem entregues a alguns clientes selecionados dos Estados Unidos em 2022.

A expectativa da fabricante IVECO, e da empresa NIKOLA é a de que a produção de caminhões pesados tenha início até o final deste ano, dando vida aos primeiros modelos de caminhões elétricos Nikola Tre, cuja base é o Iveco S-Way. O intuito é que a linha seja fabricada até o final de 2023.

A fábrica de caminhões elétricos em Ulm, na Alemanha, visa operar de acordo com os princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM). Dessa forma, a fábrica é surpreendentemente moderna e apresenta a finalidade de causar zero desperdício, zero número de acidentes e falhas, ou seja, estoque zero. 

Todo esse processo de produção de caminhões elétricos pretende pôr em prática uma gestão de processo totalmente automatizada e rastreável, que envolverá cerca de 160 fornecedores.

Segundo Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da fabricante IVECO, torna-se extremamente gratificante testemunhar a execução desse trabalho conforme os planos originais. 

Graças à experiência reconhecida dos caminhões IVECO, em conjunto com a tecnologia da empresa Nikola, é possível obter sucesso nesse projeto de caminhões elétricos e  garantir que elas possam assumir a liderança em relação ao transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes e alta tecnologia.

Conheça o mais novo Nikola Tre Elétrico 

Os caminhões Iveco são planejados e projetados para serem totalmente seguros e confiáveis, com um excelente desempenho. Com isso, a empresa Iveco, junto com a Nikola, anunciou um novo protótipo de caminhões elétricos cuja produção ocorrerá até o final do ano de 2023.

O caminhão elétrico Nikola Tre é baseado na plataforma dos caminhões Iveco S-Way. Com alta performance e zero emissão de poluentes, esse veículo busca ser um modelo diferenciado no setor devido ao seu eixo elétrico.  

O primeiro modelo de caminhões elétricos, o Nikola Tre, terá alguns detalhes diferentes do modelo do caminhão Iveco S-Way. Por exemplo, ele contará com um logotipo ‘N’ da Nikola Motor, na frente do caminhão, e as luzes de neblina serão ligadas aos faróis LED verticais.

Esse modelo oferecerá um ambiente interno espaçoso e bem planejado, que integra a  tecnologia avançada da Nikola Motor, bem como o sistema de infotainment, que oferece recursos de conforto e tecnologia.

Além disso, os caminhões elétricos contam com uma bateria industrial de 720 kWh, que pode ser adaptada conforme a necessidade do cliente. Ele pode ser produzido na versão de dois ou três eixos, com um peso bruto entre 18 e 26 toneladas, ou com duas rodas motrizes e uma autonomia de 400 km. A cadeia motriz tem 480 kW (653 cv) e 1.800 Nm de torque. 

O modelo do caminhão elétrico Nikola Tre foi desenhado em conjunto com a FPT Industrial, portanto, o veículo apresenta a avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, sendo a Bosch a fornecedora dos principais componentes.

Em conjunto, as equipes contribuíram para a projeção da plataforma do novo modelo Nikola Tre, que será movido a partir da célula de combustível, com propulsão por bateria. Assim, entende-se que essa parceria foi pioneira no primeiro dos caminhões elétricos.

Fabricante Iveco Brasil

No Brasil, a fabricante Iveco trabalha com a venda de caminhões no Espírito Santo e tem, como missão do momento, produzir e comercializar caminhões que possuem uma alternativa mais viável para o território brasileiro em detrimento dos caminhões elétricos

Por isso, a fabricante IVECO iniciou o programa “Brasil Natural Power”, que, em conjunto com grandes parceiros, visa desenvolver e projetar veículos movidos a combustíveis alternativos, capazes de atender o ramo do transporte brasileiro.

Segundo Márcio Querichelli, presidente da IVECO na América do Sul, a principal tendência para o transporte de cargas, urbano e rodoviário, é focar  no uso  de uma alternativa mais viável e sustentável, que é o gás, dando, assim, início a outras tecnologias, como, por exemplo, a eletrificação.

Os caminhões elétricos Nikola Tre estão indicados para serem o veículo mais eficiente da marca. Você está pronto para a eletrificar sua frota? Contate-nos e saiba mais sobre os caminhões IVECO.

 

Leia Mais

Modelos de caminhão Iveco para transporte rodoviário | Confira quais são eles

Caminhão Iveco Hi-Road | Saiba as vantagens da linha de pesados

Troca de Filtro: Perigos do Filtro Saturado para o Seu Veículo

Deixe um comentário